Logo Cnj 
Logo Cnj 
Portuguese English Spanish
 

MPF acompanha simulado de evacuação no bairro do Pinheiro, em Maceió (AL)

Órgão verifica as ações preventivas que estão sendo desenvolvidas pelo poder público em favor dos cidadãos

Representantes do MPF/AL acompanham ação preventiva voltada a moradores do bairro do Pinheiro

Representantes do MPF/AL acompanham ação preventiva voltada a moradores do bairro do Pinheiro

O Ministério Público Federal (MPF) acompanhou, na tarde do último sábado (16), uma grande operação montada para a execução do simulado de evacuação do bairro do Pinheiro, em Maceió (AL). A atuação do órgão visa observar as ações preventivas que estão sendo desenvolvidas pelo poder público, as quais instruirão o inquérito civil nº 1.11.000.000649/2018-29, instaurado para apurar a notícia de tremor de terra na localidade.

Durante a execução do simulado, os moradores se deslocaram para quatro pontos de encontro determinados pela Defesa Civil, por serem considerados locais seguros no caso de desastre. A operação envolveu diversos órgãos, como Defesa Civil (municipal, estadual e federal), Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, PM e instituições civis.

portal1.jpg

Servidor do MPF/AL realiza entrevistas com a população e órgãos envolvidos a fim de subsidiar o inquérito civil

As procuradoras da República Niedja Kaspary e Roberta Bomfim acompanharam a operação e avaliaram o simulado de forma positiva e necessária, como também verificaram  comprometimento e presteza no trabalho integrado de todos os envolvidos. Para Roberta Bomfim, acompanhar a ação serviu para verificar a interação entre os órgãos e a forma como está sendo realizado o contato com a população. A procuradora aproveitou a oportunidade para ratificar a necessidade de melhoria no sistema de monitoramento das chuvas para que haja efetividade no alerta à população, tendo em vista a vulnerabilidade do solo no bairro do Pinheiro, ainda sem causas definidas.

portal_2.jpg

Procuradoras da República se pronunciam durante reunião conclusiva do simulado de evacuação 

Na reunião conclusiva da operação, que aconteceu no Batalhão do Exército, Niedja Kaspary levantou pontos positivos da ação, como também quesitos que possam ser  executados para melhor acolher os cidadãos. "A ação foi realizada de forma muito profissional, no entanto algumas ponderações devem ser consideradas para as próximas reuniões, como por exemplo o desenvolvimento de um plano de comunicação eficaz voltado à população", concluiu a procuradora.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
twitter.com/mpf_al
 
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400

 

Fonte: Ministério Público Federal

     

SENP, Quadra 514 Norte,
Lote 9, Bloco D
Brásilia - DF, 70760-544

 

  • (61) 2326-5000

SAFS, Quadra 2 Lote 3
Edificio Adail Belmonte
Brásilia - DF, 70070-600

  • (61) 3366-9100