Logo Cnj 
Logo Cnj 
Portuguese English Spanish
 

MPF: meteorologia da UFAL é importante para ações preventivas no bairro do Pinheiro, em Maceió (AL)

Procuradoras buscam informações sobre meteorologia em Alagoas e formas de monitoramento das chuvas para realização de alertas em tempo hábil

 

Foto da reunião

Crédito: Ascom MPF/AL

 

Na tarde desta sexta-feira (8), o Ministério Público Federal (MPF) realizou reunião com a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e professores de meteorologia, para se informar sobre os estudos meteorológicos realizados que possam contribuir nas ações preventivas envolvendo os moradores do bairro do Pinheiro, em Maceió (AL).

A reunião, convocada pelas procuradoras da República Niedja Kaspary, Roberta Bomfim e Raquel Teixeira, teve como objetivo saber mais sobre a capacidade técnica da Ufal quanto à meteorologia, a fim de melhorar o trânsito de informações sobre volume e intensidade de chuvas em Alagoas.

Diante do relato das secretarias municipais, na reunião ocorrida na última segunda-feira (4), quanto à dificuldade no monitoramento das chuvas para realização de alertas em tempo hábil, as procuradoras resolveram convidar a Ufal a fim de esclarecer sobre suas possibilidades de contribuição para o assunto. Estiveram presentes, além da reitora Maria Valéria Costa Correia, também os professores Ricardo Sarmento Tenório, Humberto Alves Barbosa e Alejandro Frery.

Após explanação sobre a capacidade técnica da equipe de meteorologia da Universidade e suas limitações, restou assinalada a possibilidade de parceria com entes municipais e estaduais. Assim, resolveu-se que uma nova reunião será realizada com a participação dos órgãos municipais e estaduais com interesse direto nas atividades meteorológicas, a fim de se estabelecer os termos para um auxílio mútuo.

Toda informação colhida na reunião instruirá o inquérito civil n. 1.11.000.000649/2018-29, instaurado para apurar a notícia de tremor de terra no bairro do Pinheiro, em Maceió (AL).

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
twitter.com/mpf_al
 
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400

 

Fonte: Ministério Público Federal

     

SENP, Quadra 514 Norte,
Lote 9, Bloco D
Brásilia - DF, 70760-544

 

  • (61) 2326-5000

SAFS, Quadra 2 Lote 3
Edificio Adail Belmonte
Brásilia - DF, 70070-600

  • (61) 3366-9100