Logo Cnj 
Logo Cnj 
Portuguese English Spanish
 

MPF agenda reuniões em busca de solução célere para moradores do bairro do Pinheiro, em Maceió (AL)

Reuniões ocorrerão na sede do MPF, nos dias 1° e 4 de fevereiro, às 14h; entidades foram oficiadas e comissão de moradores convidada

 

Arte retangular, com fundo verde claro, a expressão "Direitos do Cidadão" escrita em letras brancas e a representação, em forma de bonecos, de 22 pessoas, de diversas idades e raças, mostrando a diversidade da sociedade brasileira.

Imagem: Secom PGR

Diante da urgência que o caso requer, o Ministério Público Federal em Alagoas agendou reuniões de trabalho, para os próximos dias 1o e 4 de fevereiro, com entes públicos, visando dar celeridade à busca por solução relativa aos moradores do bairro do Pinheiro, em Maceió (AL), vítimas de danos na estrutura de seus imóveis, em razão de tremor de terra ocorrido em 03/03/2018, ainda sem causa definida.

Na próxima sexta-feira, dia 1o, a reunião contará com a presença de representantes da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal), da Braskem e de uma comissão de moradores do bairro.

Enquanto no dia 4 de fevereiro, na segunda-feira seguinte, a procuradora pretende reunir representantes da Defesa Civil Municipal, Estadual e Federal, bem como da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, todas de Maceió.

Ambas as reuniões foram agendadas pela procuradora da República Niedja Kaspary, no âmbito do inquérito civil n. 1.11.000.000649/2018-29, instaurado para apurar notícia de tremor de terra, no dia 03/03/2018, com epicentro registrado no bairro do Pinheiro, mas sentido também em bairros circunvizinhos (Serraria, Farol, Mutange, Bom Parto, Bebedouro) e em edifícios de bairros mais distantes (Jatiúca e Cruz das Almas), com danos a estruturas físicas de imóveis e estradas, bem como aos moradores da região, no Município de Maceió – AL.

Famecal – A pedido da Famecal, a reunião do dia 1o visa a coleta de informações e diligências junto à Braskem, dentre elas: a) laudos preventivos das Câmaras de extração presentes no bairro do Pinheiro, de responsabilidade da Braskem e suas filiadas; b) relatórios sobre a paralisação e comprovantes de monitoramento de pressão dos poços de extração; c) apresentação do relatório e os estudos realizados ao longo dos 20 anos de extração e afetação; d) informar quais estudos e relatórios foram enviados para o acompanhamento das mudanças ou não do solo.

Secretarias Municipais – A pauta da reunião do dia 4 de fevereiro relaciona-se às providências adotadas para cumprimento das recomendações do Serviço Geológico do Brasil, de outubro de 2018; o plano de contingência; o cadastro das famílias; a estrutura da Defesa Civil municipal. Bem como o atendimento psicológico e os canais de comunicação com os moradores, e informações e providências sobre a captação de água para o bairro do Pinheiro.

Sigilo – No mesmo despacho em que determinou o agendamento das reuniões, a procuradora da República Niedja Kaspary retirou o sigilo – decretado com o declínio de atribuição do MP em Alagoas, em dezembro – do inquérito civil tramitando no MPF, por entender não haver razões para evitar a divulgação das informações apuradas.

Esclarecimento – As reuniões acontecerão na sede do MPF, em Maceió (AL), nos dias 1o e 4 de fevereiro, às 14h. A imprensa poderá comparecer, mas há restrição quanto à participação do público, porque o auditório está em reformas. Assim, apenas os entes oficiados pelo MPF e a comissão de moradores convidada contarão com espaço garantido.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
twitter.com/mpf_al
 
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400

 
Fonte: Ministério Público Federal

 
 

     

SENP, Quadra 514 Norte,
Lote 9, Bloco D
Brásilia - DF, 70760-544

 

  • (61) 2326-5000

SAFS, Quadra 2 Lote 3
Edificio Adail Belmonte
Brásilia - DF, 70070-600

  • (61) 3366-9100