Logo Cnj 
Logo Cnj 
Portuguese English Spanish
 

Barragem Mina Córrego do Feijão

O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão (Brumadinho/MG), em 25 de janeiro de 2019, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no mundo, causando a morte e desaparecimento de centenas de pessoas. O rompimento resultou em um desastre de proporções alarmantes, considerado como um desastre industrial, humanitário e ambiental, com mais de 200 mortos e quase uma centena de desaparecidos, gerando uma calamidade pública. O desastre pode ainda ser considerado o segundo maior desastre industrial do século e o maior acidente de trabalho da história do Brasil.

Brumadinho, localizado a 65 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais é um dos municípios localizados na unidade de conservação do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. A barragem de rejeitos classificada como de "baixo risco" e "alto potencial de dano”, era controlada pela Vale S.A. e estava localizada no ribeirão Ferro-Carvão, na região de Córrego do Feijão.

O rompimento da barragem liberou cerca de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, a lama desceu Serra dos Dois Irmãos, atravessando a estrada que liga Belo Horizonte a Brumadinho. A lama invadiu o ribeirão Ferro-Carvão e percorreu 9 km até alcançar o rio Paraopeba, importante afluente do rio São Francisco. Além da devastação dos rios, 112 hectares de Mata Atlântica natural foram desmatados pela lama.

A tragédia, além de ter vitimado centenas de pessoas, entre mortos e desaparecidos, e dizimou grande parte da fauna e flora da região.  A contaminação da água atingiu mais de 120 km de extensão, deixando-a imprópria para o consumo em pelo menos em 20 municípios de Minas Gerais. O aniquilamento dos ecossistemas de água potável, vida marinha e mata ciliar eliminou recursos naturais insubstituíveis para a vida ribeirinha, para pesca, a agricultura e o turismo.

     

SENP, Quadra 514 Norte,
Lote 9, Bloco D
Brásilia - DF, 70760-544

 

  • (61) 2326-5000

SAFS, Quadra 2 Lote 3
Edificio Adail Belmonte
Brásilia - DF, 70070-600

  • (61) 3366-9100