Logo Cnj 
Logo Cnj 
Portuguese English Spanish
 

Ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado de Rhode Island concede coletiva à imprensa em Santa Maria

Patrick Lynch (D) falou sobre semelhanças das tragédias em boates no Brasil e EUA Patrick Lynch (D) falou sobre semelhanças das tragédias em boates no Brasil e EUA
 

O ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado de Rhode Island, Patrick Lynch, concedeu uma coletiva à imprensa na sede da Promotoria de Santa Maria na manhã desta quinta-feira, 21. Ele respondeu questionamentos, sobre as semelhanças das tragédias ocorridas em boates no Brasil e Estados Unidos e as mudanças que ocorreram nas leis e fiscalizações no Estado de Rhode Island.

No início da entrevista, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPRS, David Medina da Silva, elogiou a postura do representante norte-americano e disse que ele veio ao Estado para conhecer o trabalho do Ministério Público brasileiro e compartilhar com os Promotores de Justiça sua experiência na condução do processo americano.

Aos jornalistas, Patrick Lynch também disse que as situações e circunstâncias das tragédias nas boates Kiss, de Santa Maria, e The Station, em West Warwick, são diferentes, mas que é possível fazer um comparativo e que, após acontecimentos como esses, o objetivo almejado é que nunca mais aconteçam.

Também estiveram presentes à coletiva os Promotores de Justiça César Carlan, Joel Dutra e Maurício Trevisan; a representante da Council Of State Governments, Sasha Sutcliffe Stephenson; e o Delegado Regional de Polícia, Marcelo Arigony.

Ao final do encontro, Patrick Lynch emitiu uma nota oficial sobre sua visita ao Brasil. Confira abaixo a íntegra:

Lamentando as notícias da tragédia da Boate Kiss, o Senhor Patrick Lynch, ex-Procurador-Geral de Justiça do Estado de Rhode Island chegou ao Rio Grande do Sul. O objetivo da visita foi oferecer condolências e também compartilhar sua experiência no sentido de que liderou uma investigação cuja tragédia foi semelhante e ocorreu há dez anos, na qual 100 pessoas morreram.

“Eu estou impressionado com o talento da equipe de Promotores e Policiais e a investigação que está focada em promover justiça para os familiares que amavam as pessoas que morreram neste horrível acidente” (Senhor Lynch). “As pessoas do Rio Grande do Sul são privilegiadas de ter esse time dedicado trabalhando em prol das vítimas”.

O Conselho de Governo do Estado (CSG) é a única organização americana que serve aos Três Poderes, Legislativo, Judiciário e Executivo. Esse conselho existe para fomentar uma troca de visões e ideias para ajudar as autoridades a realizarem o seu trabalho por meio de redes de relações nacionais e internacionais, no desenvolvimento de líderes estatais e na criação de soluções para os parceiros.

Em 2011 o Departamento de Estado dos EUA nomeou o CSG como seu parceiro de relações para os Estados. Em 2012 participou da assinatura de um acordo de cooperação entre Secretários de Estado do Brasil e dos EUA.

Todos os níveis estatais eleitos são servidos pelo CSG, incluindo os Procuradores-Gerais de Justiça. Patrick Lynch, que serviu de 2003 a 2011, trabalhou com a CSG durante seu serviço como Procurador-Geral de Justiça e mais recentemente como um consultor para programas legais iniciados pela Conferencia dos Procuradores-Gerais do Oeste no México (CWAG).

 

David Medina da Silva (C) fez apresentação do norte-americano
David Medina da Silva (C) fez apresentação do norte-americano
 
 
Entrevista ocorreu na sede do MP de Santa Maria
Entrevista ocorreu na sede do MP de Santa Maria
 
Fonte: MPRS

     

SENP, Quadra 514 Norte,
Lote 9, Bloco D
Brásilia - DF, 70760-544

 

  • (61) 2326-5000

SAFS, Quadra 2 Lote 3
Edificio Adail Belmonte
Brásilia - DF, 70070-600

  • (61) 3366-9100