Logo Cnj 
Logo Cnj 
Portuguese English Spanish
 

MP institui grupo de trabalho para analisar legislações que regulamentam operação de casas noturnas

Veiga durante entrevista coletiva de imprensa na DP Veiga durante entrevista coletiva de imprensa na DP
 

O Ministério Público irá montar um grupo de trabalho para estudar as legislações federal e estadual que regulamentam a operação de casas noturnas e locais de grande aglomeração de pessoas. A definição ocorreu durante reunião do Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, com Promotores de Justiça de Santa Maria na manhã desta segunda-feira, 28. Também participaram do encontro o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto; e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Miguel Velasquez.

O MP pretende dar sugestões de alterações nessas normas e incentivar a criação de leis municipais sobre o tema. “Nosso objetivo é dotar o Estado e os Municípios de poder para interdição de estabelecimentos. Hoje a lei não deixa claro em que situações podem ser feitos pedidos nesse sentido”, explica o PGJ.

Eduardo de Lima Veiga permanece em Santa Maria, para onde se deslocou no domingo tão logo soube da tragédia que resultou na morte de 231 pessoas, conforme os dados mais recentes, que participavam de uma festa na Boate Kiss. Na manhã desta segunda-feira, o Procurador-Geral acompanhou o Governador do Estado, Tarso Genro, e uma comitiva de autoridades ao velório de uma das vítimas. Na sequência, foi realizada uma coletiva de imprensa na 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, quando foram relatados os passos do inquérito que busca esclarecer o que exatamente ocorreu no interior da casa noturna.

GOVERNADOR ESTEVE NA SEDE DA PROMOTORIA

Na sequência, o Governador do Estado, o PGJ e o Secretário de Segurança foram até a sede da Promotoria de Santa Maria. O Governador agradeceu o trabalho dos Promotores envolvidos diretamente com o caso e destacou a importância das instituições estarem atuando em conjunto neste momento com objetivo de atender as vítimas e familiares e apurar as causas da tragédia.

Durante reunião na Promotoria, ficou definido que, além de acompanhar o inquérito, os Promotores de Justiça da cidade realizarão fiscalizações nas casas noturnas locais para verificar as licenças de funcionamento e a adequação dos espaços quanto à segurança.

Promotores Waleska e Joel (à esquerda) também participaram
Promotores Waleska e Joel (à esquerda) também participaram
 
PGJ se reuniu com Promotores na sede do MP da cidade
PGJ se reuniu com Promotores na sede do MP da cidade
 
A chegada do Governador no aeroporto de Santa Maria...
A chegada do Governador no aeroporto de Santa Maria...
 
...e o encontro com as autoridades
...e o encontro com as autoridades
 
Fonte: MPRS

     

SENP, Quadra 514 Norte,
Lote 9, Bloco D
Brásilia - DF, 70760-544

 

  • (61) 2326-5000

SAFS, Quadra 2 Lote 3
Edificio Adail Belmonte
Brásilia - DF, 70070-600

  • (61) 3366-9100