Logo Cnj 
Logo Cnj 
Portuguese English Spanish
 

TJRS adota medidas preventivas ao Coronavírus durante júri em Santa Maria

Atenta à necessidade de enfrentamento ao risco de propagação do coronavírus (Covid-19), a Administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul estabeleceu medidas preventivas que serão adotadas durante a realização do júri do caso Kiss, em Santa Maria. O julgamento do réu Luciano Bonilha Leão, um dos quatro acusados no processo criminal, terá início na próxima segunda-feira (16/3), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir das 10 horas.

Uma vez que o risco de contágio aumenta em locais de grande circulação de pessoas, o acesso será restrito a familiares e à imprensa. Serão 250 assentos reservados aos parentes das vítimas e do réu e 50 para os jornalistas de veículos de comunicação já previamente credenciados.

Estudantes e público em geral, que teriam acesso ao auditório, poderão acompanhar os trabalhos por meio da transmissão ao vivo pelos canais de comunicação do TJRS. A orientação é que quem não tenha envolvimento direto no júri não vá ao local, evitando concentração de pessoas.

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria farão uma triagem do público autorizado a acessar as dependências do Centro de Convenções da UFSM. "Todas essas medidas são no sentido de evitar o contágio e evitar prejuízos ao andamento do júri", afirma o Chefe do Departamento Médico Judiciário do TJRS, Jair Segal. Haverá ainda a distribuição de álcool gel.

Tanto na plateia quanto no plenário - onde estarão magistrado, membros da acusação, da defesa, jurados, vítimas, testemunhas e servidores ¿ haverá espaço de uma cadeira, mantendo uma distância adequada.

Jair Segal destaca que o contágio do Covid-19 se dá por contato interpessoal, por meio de secreções de pessoas contaminadas. Orienta ainda que pessoas com problemas respiratórios ou com doenças crônicas devem adotar medidas de resguardo e distanciamento de locais com aglomerações.

Fique atento: dicas de prevenção

  • Evite contato próximo com pessoas que apresentem infecções respiratórias agudas
  • Higienize as mãos logo após tossir ou espirrar
  • Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar
  • Realize com frequência a lavagem das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou meio ambiente
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres e garrafas
  • Evite contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
  • Utilize-se sempre de lenços descartáveis para higiene nasal
  • Evite ter contato direto com a mucosa de olhos, nariz e boca

Fonte: TJRS

     

SENP, Quadra 514 Norte,
Lote 9, Bloco D
Brásilia - DF, 70760-544

 

  • (61) 2326-5000

SAFS, Quadra 2 Lote 3
Edificio Adail Belmonte
Brásilia - DF, 70070-600

  • (61) 3366-9100